Todos os resíduos coletados são pesados no local de geração. Etiquetas com códigos de barras são emitidas para cada pesagem, possibilitando assim o controle e a rastreabilidade dos resíduos.
Dentro do contrato de concessão, a PGA também realiza coleta, transporte, tratamento e destinação final dos Resíduos de Serviços de Saúde gerados pelos órgãos públicos municipais.
Todos os resíduos são coletados por veículos especiais, equipados com cápsula interna, com o intuito e manter o ambiente interno isolado do meio externo.
Cada um dos veículos da PGA são equipados com balança embarcada, em que os resíduos coletados são pesados no momento da coleta. Todo o lixo é etiquetado com códigos de barras, facilitando assim o controle de geração de cada ponto de coleta.
Os resíduos coletados são transportados até a unidade de tratamento de resíduos de saúde da Zero Resíduos (empresa integrante do Grupo Philus), onde são submetidos ao processo de Autolavagem e, após o processo de descontaminação, são descaracterizados e encaminhados à destinação final.