Voce sabia que…

Todos os resíduos coletados são pesados no local de geração. Etiquetas com códigos de barras são emitidas para cada pesagem, possibilitando assim o controle e a rastreabilidade dos resíduos.

Resíduos de Serviços de Saúde

Dentro do contrato de concessão, a PGA também realiza coleta, transporte, tratamento e destinação final dos Resíduos de Serviços de Saúde gerados pelos órgãos públicos municipais.

O Resíduo de Serviços de Saúde é coletados por veículos especiais, equipados com cápsula interna que permite isolar o meio externo da contaminação destes resíduos, já que eles são considerados perigosos. Esses veículos também são equipados com balanças embarcadas, onde os resíduos são pesados no momento da coleta. Todo o lixo é etiquetado, e as etiquetas contém códigos de barras que permitem o controle de geração de cada ponto de coleta.

Os resíduos coletados são transportados até a unidade de tratamento de resíduos de serviços de saúde da Zero Resíduos (empresa integrante do Grupo Philus), onde são esterilizados pelo processo de Autoclavagem.

A esterilização desses resíduos inicia-se com a eliminação do ar da câmara, através da injeção de pulsos de vácuo, e em seguida é injetado vapor para obter a pressão e temperatura ideal para eliminação de todas as bactérias e outros microrganismos. Ao final do processo de esterilização, efetua-se a trituração do resíduo já descontaminado, para descaracterização e redução do volume em até 80%.